O desconhecido cientista brasileiro que revolucionou a eletrônica.

Joaquim da Costa Ribeiro (1906/1960) fez uma descoberta que serviu de ponto de partida para uma vasta gama de desenvolvimentos eletrônicos que hoje fazem parte do nosso dia a dia: dos microfones de celulares a diversos tipos de sensores.

As pesquisas desse brasileiro, embora não tenham implicado diretamente no desenvolvimento de algum aparato tecnológico, permitiram que estudiosos compreendessem um fenômeno que se desdobrou e ainda pode se desdobrar em diversos avanços.

Nascido no Rio, Costa Ribeiro formou-se engenheiro civil e engenheiro mecânico-eletricista em 1928 na então Universidade do Brasil. Seguiu carreira acadêmica na mesma instituição e, cinco anos depois, se tornou livre-docente.

Logo ele migrou para o que hoje se chama de física da matéria condensada. Foi um dos pioneiros. Sua obstinação estava em produzir eletretos usando materiais dielétricos, ou seja: produzir sólidos eletrizados com o emprego de materiais isolantes.

Foi aí que ele descobriu algo fascinante: para o eletreto se formar, não era preciso corrente elétrica. Isto ocorria com a solidificação do material isolante antes derretido por aquecimento. Em outras palavras, a mudança no estado físico causava a eletrificação dos materiais. Costa Ribeiro batizou o fenômeno de “efeito termodielétrico”.

Post(0354) NG- Dezembro de 2024

Translate »